Transmissão através de vírus

Adapi alerta para Influenza Aviária; saiba como ocorre a transmissão

É uma doença contagiosa causada por um vírus que acomete as aves domésticas e silvestres, sendo as aves migratórias um dos principais disseminadores da doença.

Com a recente notificação de Influenza Aviária em países da América do Sul (Colômbia, Peru e Equador) e o grande número de ocorrências da doença reportadas em diversos países, o Brasil está em alerta e aumentou as ações de vigilância. Dentre essas ações está a implantação do Novo Plano de Vigilância para Influenza Aviaria e Doença de Newcastle.

Médicos Veterinários da ADAPI começaram a percorrer nesta semana estabelecimentos avícolas para colheita de amostras. A Coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola orienta que as medidas de biosseguridade e atenção a saúde das aves tanto em granjas comerciais quanto em criações de aves de fundo de quintal sejam reforçadas. Qualquer suspeita de doenças deverá ser notificado diretamente a ADAPI (ou através da plataforma virtual e-sisbravet), especialmente quando da ocorrência de mortalidade acima do normal em menos de 72 horas ou em casos de sintomas respiratórios, nervosos ou digestivos nas aves.

 

A Influenza Aviária é uma doença exótica no Brasil e as ações de combate e prevenção necessitam de um esforço conjunto de todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva para diminuir os impactos sócio-econômicos de uma eventual ocorrência da doença no País, que é o maior exportador de carne de frango do mundo.

O QUE É A INFLUENZA AVIÁRIA?

É uma doença contagiosa causada por um vírus que acomete as aves domésticas e silvestres, sendo as aves migratórias um dos principais disseminadores da doença.

SINTOMAS

Em aves domésticas a doença causa alta mortalidade e problemas respiratórios (tosses, espirros, secreção nasal), sinais clínicos nervosos (incoordenação motora, andar cambaleante). Em aves em postura ocorre queda de produção de ovos.

COMO AS AVES CONTRAEM A DOENÇA?

A transmissão do vírus ocorre pelo contato direto entre as aves, a partir de secreções do sistema respiratório e digestivo e indiretamente por equipamentos, roupas, calçados, alimentos, água contaminados. As aves migratórias, principalmente as aquáticas, são reservatório natural a milhares de anos, sendo considerada o principal reservatório do vírus na natureza.

O QUE FAZER?

Reforçar as medidas de biosseguridade na criação. Evitar exposição das aves domésticas com aves silvestres, manter as instalações teladas e cercadas, manter o ambiente limpo, controlar o trânsito de pessoas e veículos na propriedade, limpeza e desinfecção dos aviários, equipamentos, veículos, controle de roedores e insetos.