Um estudo da Embrapa Territorial avaliou a relação entre essas quatro variáveis na região do Matopiba, área de fronteira agrícola que compreende partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Os resultados das análises indicam que tanto as variações no crédito rural quanto nos níveis de salários e empregos na agricultura têm efeito positivo sobre o PIB do setor nos municípios estudados.
A pesquisa empregou uma metodologia que utiliza painéis de dados para verificar a existência e o impacto das relações entre as variáveis. Também foi realizado um exercício para avaliar a resposta aos impulsos. Para Souza, as pesquisas realizadas mostram o potencial da metodologia para entender as relações entre os indicadores econômicos em nível regional.
O trabalho foi inspirado e utilizou dados de uma plataforma de dados sobre o Matopiba lançada pela Embrapa Territorial em 2020, o GeoMatopiba. Disponível online gratuitamente, é composto por painéis interativos com dados dos 337 municípios que compõem a região, sobre empregos formais, crédito rural e produção agropecuária.