Alagamentos

Piauí decreta estado de emergência em sete municípios atingidos por enxurradas

Os principais danos nas cidades foram com as passagens molhadas e as estradas vicinais, mas a retomada dos acessos já está normalizada

Enchente.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou o decreto nº 21.998 em 19 de abril de 2023, declarando Situação de Emergência devido às fortes chuvas que ocorreram em sete municípios do Piauí.

A Secretaria Estadual de Defesa Civil, através do sistema S2iD, lança os dados para o Ministério do Desenvolvimento Regional, em busca de recursos para a retomada da normalidade do município.

A Secretária Norma Sueli esclarece que a Defesa Civil Estadual atua para amenizar o sofrimento das pessoas atingidas, tanto na prevenção quanto na assistência humanitária e reparação das perdas materiais.

Apesar de estarem em situação de retomada, os municípios atendidos pela Defesa Civil Estadual ainda recebem atendimentos básicos e monitoramento das famílias.

Os principais danos nas cidades foram com as passagens molhadas e as estradas vicinais, mas a retomada dos acessos já está normalizada. As barragens no Piauí não sofreram danos, mas estão sendo monitoradas pelo Instituto Desenvolvimento do Estado do Piauí (Idepi).

A agricultura foi comprometida devido ao alagamento das áreas plantadas, gerando perdas pontuais em algumas regiões. A piscicultura também foi prejudicada, alertando para a observação dos locais onde os rios possam prejudicar a produção local.

Os municípios citados no decreto são: Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II.

Fonte: