Redescoberta

Pesquisadores encontram espécie rara desaparecida há 40 anos

A redescoberta do mutum-pinima na Terra Indígena Mãe Maria é uma excelente notícia para a conservação da biodiversidade na região. A ave, considerada criticamente ameaçada de extinção, não era observada de perto por pesquisadores há 40 anos, o que torna esse registro ainda mais significativo. A presença de seis indivíduos, incluindo casais, traz esperança para …

Foto: Leonardo Victor Soares Pinheiro

A redescoberta do mutum-pinima na Terra Indígena Mãe Maria é uma excelente notícia para a conservação da biodiversidade na região. A ave, considerada criticamente ameaçada de extinção, não era observada de perto por pesquisadores há 40 anos, o que torna esse registro ainda mais significativo.

A presença de seis indivíduos, incluindo casais, traz esperança para a manutenção da espécie. A realização do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção no Território Meio Norte é uma iniciativa crucial para a proteção dessas aves e de outras espécies ameaçadas na região.

A conservação da biodiversidade é fundamental para a saúde dos ecossistemas e para a manutenção do equilíbrio ambiental. A redescoberta do mutum-pinima destaca a importância de esforços coordenados entre diferentes instituições e estados para proteger e preservar as espécies ameaçadas, contribuindo para a construção de políticas efetivas de manejo e conservação.

“A gente observou e gravou o bicho por mais de dez minutos. Foi aquela felicidade”, Afirma Gustavo Gonsioroski que atuou no estudo realizado no mês passado. Foram registrados seis indivíduos, entre eles casais, o que garante a esperança de manutenção da espécie.

Fonte: Agência Brasil