As chuvas continuam avançando em todo o Brasil, com destaque para chuvas intensas em várias regiões produtoras do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para volumes expressivos nas próximas 24 horas, especialmente no Sul do Brasil.
Para as regiões norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o alerta prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O alerta é válido até as 21h da próxima terça-feira (28/11).
As previsões do modelo Cosmo do Inmet indicam que as chuvas devem persistir durante a semana no Sul do Brasil. No estado gaúcho, são esperados volumes ainda mais significativos, entre 60 mm e 90 mm até a próxima quarta-feira (29). A partir de quinta-feira, a chuva pode dar uma trégua na região Sul, mas de forma rápida. No dia 2 de dezembro, próximo sábado, um novo sistema deve avançar pela região, reintroduzindo as áreas de instabilidade.
Fonte: noticias agricolas