Na tarde desta quinta-feira (13/12), ocorreu a solenidade de inauguração da fase inicial do Porto Piauí em Luís Correia. O governador Rafael Fonteles destacou que o porto representava um compromisso pendente do poder público com a comunidade e ressaltou que as próximas fases têm o potencial de transformar a realidade econômica do Piauí.
Rafael Fonteles anúnciou durante a transmissão que o projeto seguirá em fase de várias etapas, e uma das regiões que deve se destacar durante o processo e o estado do Piauí:
“É um momento muito especial para todos nós. É só a primeira etapa, mas já significa muito. Teremos várias etapas sucessivas de inauguração de cais, de terminais, de novos calados, a gente vai ampliar esse calado, mas o porto se começa assim, e a gente está dando os passos de forma muito segura, com todo o respeito à legislação”, comentou.
“Nós esperamos tanto, tantas gerações, tanta gente que lutou, que sonhou. Essa não é uma vitória do governo Rafael, não é uma vitória do Rafael, é uma vitória do povo do estado do Piauí, muita gente trabalhou para que a gente pudesse chegar. Deus quis que fosse na nossa gestão, então quero aqui registrar o agradecimento a todo mundo que ajudou, com apoio também do Governo Federal”, afirmou.
O capitão de Portos do Piauí, José Eduardo afirmou a importância de exportação de produtos do próprio estado do Piauí:
“Um momento de grande importância, um momento que é esperado pelos cidadãos piauienses, um momento que é um divisor de águas do Piauí, que sai de um momento que não tem o porto, onde toda sua riqueza é exportada por portos vizinhos, e agora vai sair pelo nosso porto, o Porto Piauí. Tanto a soja, como o minério de Piripiri, a soja do sul do estado, o hidrogênio verde, trazendo emprego, desenvolvimento, crescimento social para o estado”.