Importação

ABPA ressalta importação de cota de carne 364 mil toneladas

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ressaltou que a renovação da cota para importação de 364 mil toneladas de carne de aves com tarifa zero pela Rússia representa uma oportunidade significativa para os exportadores brasileiros de carne de frango em 2024. O governo russo anunciou a renovação por meio de um decreto do Ministério …

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ressaltou que a renovação da cota para importação de 364 mil toneladas de carne de aves com tarifa zero pela Rússia representa uma oportunidade significativa para os exportadores brasileiros de carne de frango em 2024. O governo russo anunciou a renovação por meio de um decreto do Ministério do Desenvolvimento Econômico.

A cota renovada é dividida em 250 mil toneladas para carcaças, pernas e cortes não desossados, 100 mil toneladas para produtos desossados e 14 mil toneladas para peru inteiro e carcaças. Para produtos importados além das cotas, a tarifa de importação é de 65%.

O diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, observou que as vendas de carne de frango do Brasil para o mercado eurasiático tiveram uma forte expansão em 2023, e a renovação da cota sugere a continuidade dessa tendência em 2024.

O Brasil é líder mundial nas exportações de carne de frango e é o principal fornecedor internacional desse produto para o mercado russo. Entre janeiro e novembro, a Rússia importou 43,6 mil toneladas de carne de frango brasileira, um aumento de 44,2% em relação a 2022. As exportações geraram uma receita de US$ 81,2 milhões no mesmo período. O país é o 24º principal destino dos produtos brasileiros.

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, destacou a longa tradição nas relações comerciais com o mercado russo e a expectativa de fortalecimento dessa parceria nos próximos anos.

Fonte: Canal rural