Representantes da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA) se reuniram com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, na manhã de sexta-feira (15/12). O propósito do encontro foi destacar a importância da integração às políticas públicas destinadas ao setor sucroenergético.
Atualmente, a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, que é um destaque na balança comercial paulista, possui sua Câmara Setorial desativada. O secretário enfatizou a relevância das Câmaras Setoriais para organizar as cadeias produtivas e integrá-las às políticas públicas estaduais e do próprio Ministério. A ORPLANA reiterou sua missão de buscar um futuro seguro e rentável para os produtores de cana-de-açúcar.
Durante a reunião, o secretário propôs a nomeação de um presidente para a Câmara Setorial de Açúcar, Álcool e Bioenergia, visando impulsionar a retomada das atividades do setor, que é um dos destaques nas exportações agropecuárias de São Paulo.
Além do secretário de Agricultura e Abastecimento, participaram da reunião o secretário executivo, Edson Fernandes; o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro; o coordenador da Assessoria Técnica, Alberto Amorim; o coordenador de Relações Institucionais, Milton Carlos Senno; o presidente da ORPLANA, Gustavo Rattes Castro; o diretor financeiro da ORPLANA, Eduardo Romão; e José Guilherme Nogueira. Essa interação busca fortalecer o diálogo e a colaboração entre o setor produtivo e o poder público para o desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético.
Fonte: ORPLANA