Notícia

Piauiense assume direção de empresa europeia para produzir hidrogênio verde em Parnaíba

A empresa global irá investir 20 bilhões de dólares na criação de parques industriais e portuários para a produção de hidrogênio verde (H2V) no litoral do Piauí.

 Dener Miranda (à esquerda) com o time executivo da Green Energy (Fotos: divulgação)

O engenheiro de software Dener Miranda, natural de Parnaíba, assumiu recentemente o cargo de diretor de Projeto e representante da Green Energy Park no Brasil. A empresa global irá investir 20 bilhões de dólares na criação de parques industriais e portuários para a produção de hidrogênio verde (H2V) no litoral do Piauí.

O cronograma está acelerado, e as obras devem começar em breve, visando transformar a realidade do estado. O Piauí se tornará parceiro estratégico da Europa nos setores de tecnologia para transição energética e sustentabilidade, com grande impacto econômico estimado. A produção de H2V promete criar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos, abrangendo diversas habilidades, e incluirá a instalação de um centro de pesquisa e uma incubadora de startups em Parnaíba.

O CEO da Green Energy Park, Bart Biebuyck, durante o lançamento do projeto na ZPE de Parnaíba

Além da Green Energy Park, a Solatio também está planejando iniciar a produção de hidrogênio verde e amônia no litoral do Piauí, colaborando para estabelecer o Hub de Hidrogênio Verde na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Essa iniciativa, que envolve um investimento de R$ 200 bilhões, busca diversificar e tornar sustentáveis as cadeias de produção, gerando produtos como amônia, fertilizantes, metanol e aço verde.

O Piauí, com um dos maiores parques solares e eólicos da América Latina, é considerado um local ideal para a produção de hidrogênio verde, uma fonte de energia sustentável gerada a partir de energias renováveis. A parceria com a União Europeia trará especialistas e oportunidades de treinamento na Alemanha para engenheiros e especialistas locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do estado.


Fonte: Piauí Negócios