Nesta terça-feira (25/03), o governo brasileiro confirmou que uma missão do Japão visitará o país para realizar uma inspeção nos frigoríficos. A visita tem como objetivo possibilitar a entrada da carne bovina brasileira no mercado japonês e ampliar as exportações de carne suína para o país asiático.

A data da chegada da missão ainda não foi revelada, mas o anúncio veio após uma reunião entre os ministros da Agricultura dos dois países. Além disso, foi assinada uma carta de intenções para intensificar a colaboração na recuperação de pastagens degradadas no Brasil.
Outro ponto abordado foi a “regionalização” do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a gripe aviária, o que permitirá que as restrições à exportação de frango e ovos sejam aplicadas apenas aos municípios afetados por surtos, sem impactar estados inteiros.
Embora o Brasil não tenha registrado casos de gripe aviária em rebanhos comerciais, surtos em granjas não comerciais, em 2023, em estados como Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, resultaram em embargos temporários.