tempo

Defesa Civil emite alerta máximo para chuvas e riscos de desastres no RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul elevou o nível de alerta para risco severo devido à previsão de chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas. O alerta vermelho inclui o Sul e o Litoral gaúcho, com possibilidade de eventos extremos. Já o restante do Estado permanece em alerta laranja ou amarelo, com …

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul elevou o nível de alerta para risco severo devido à previsão de chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas. O alerta vermelho inclui o Sul e o Litoral gaúcho, com possibilidade de eventos extremos. Já o restante do Estado permanece em alerta laranja ou amarelo, com previsão de chuva intensa e persistente, além de ventos de até 80 km/h em algumas regiões.

Reprodução/freepik

desde a ultima segunda-feira (07/04) ate nesta quinta-feira (10/04), um sistema de baixa pressão, aliado à umidade vinda do oceano, manterá o tempo instável. Os volumes acumulados de chuva podem ultrapassar 200 mm em áreas como o Sul, Oeste, Campanha, Norte e todo o Litoral. Nas demais regiões, os acumulados variam entre 30 e 90 mm, com risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.

O prognóstico hidrológico aponta risco elevado para inundações, especialmente no Litoral Norte e nas cabeceiras do Rio dos Sinos. Pequenos rios e arroios podem transbordar, principalmente em áreas urbanas com maior declividade. A elevação do nível dos rios é esperada principalmente no Oeste, enquanto outras regiões registram estabilidade ou queda.

Diante da situação, a recomendação é que moradores de áreas de risco fiquem atentos a sinais de deslizamentos e procurem abrigo seguro caso identifiquem mudanças no terreno ou alagamentos. A população também deve acompanhar os avisos das autoridades e manter-se preparada para possíveis emergências.