Pesquisa e capacitação

Projeto Campo Futuro 2025 inicia levantamento de custos de produção em mais de 130 municípios

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou nesta terça-feira (08/04) os painéis do projeto Campo Futuro 2025, que irá levantar os custos de produção de mais de 40 culturas agropecuárias em todo o país. Os encontros acontecerão em 21 estados e 133 municípios, com apoio de federações estaduais, universidades, centros de pesquisa, …

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou nesta terça-feira (08/04) os painéis do projeto Campo Futuro 2025, que irá levantar os custos de produção de mais de 40 culturas agropecuárias em todo o país. Os encontros acontecerão em 21 estados e 133 municípios, com apoio de federações estaduais, universidades, centros de pesquisa, sindicatos, cooperativas, técnicos, especialistas e produtores rurais.

Reprodução/Freepik

Na primeira semana, os dados coletados serão voltados à cana-de-açúcar, com painéis virtuais realizados em Cianorte e Cambará (PR), Nova Alvorada do Sul (MS) e Barretos (SP). Simultaneamente, de forma presencial, o projeto levanta os custos de produção do café em Brejetuba, Cachoeiro do Itapemirim e Jaguaré, no Espírito Santo.

Criado em 2007, o Campo Futuro tem como principal objetivo capacitar produtores rurais e gerar informações estratégicas para o setor, auxiliando na gestão dos custos de produção e no monitoramento da rentabilidade das atividades agropecuárias. O acompanhamento contínuo permite decisões mais assertivas na propriedade rural.

Em 2024, a iniciativa analisou 53 atividades agropecuárias por meio de mais de 150 painéis em 124 municípios de 20 estados. O projeto abrange as cadeias de grãos, frutas, café, pecuária, aquicultura, silvicultura, hortaliças e outras produções, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro.