Investimento Público e Fomento

Deputados destacam relevância do trabalho da Embrapa no Piauí

O evento, proposto pelo deputado Vinicius Nascimento, ou Dr. Vinícius, do Partido dos Trabalhadores (PT), aconteceu na manhã desta quarta-feira (10/05) e foi transmitido pela TV Assembleia e pelo canal da Embrapa no Youtube

Dr. Vinícius (PT), em discurso homenageando os 50 anos da Embrapa. Foto: Reprodução/Embrapa.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completou 50 anos de existência em abril, e os 48 anos de atuação da estatal no Piauí foram celebrados em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado.

O evento, proposto pelo deputado Vinicius Nascimento, ou Dr. Vinícius, do Partido dos Trabalhadores (PT), aconteceu na manhã desta quarta-feira (10/05) e foi transmitido pela TV Assembleia e pelo canal da Embrapa no Youtube.

A sessão teve início às 10h30, com a abertura feita pelo presidente da Alepi, Franzé Silva (PT).

Dr. Vinícius foi o primeiro a discursar, fazendo um histórico da criação da Embrapa e ressaltando sua importância para o desenvolvimento da agropecuária no Brasil.

Em seguida, o ex-senador Elmano Ferrer, que já dirigiu a instituição no Piauí, também discursou, elogiando o trabalho dos funcionários da Embrapa e relembrando a fundação e as pesquisas realizadas pela empresa.

Um vídeo institucional da Embrapa, em comemoração aos 50 anos de atuação, foi exibido durante a sessão.

O chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Ferreira Lima Neto, fez um discurso destacando as primeiras ações da empresa no país e no Piauí, como o desenvolvimento dos cerrados e a contribuição para a produção agropecuária. Ele enfatizou a importância das parcerias para o avanço da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias.

Atualmente, a Embrapa Meio-Norte está envolvida em 95 projetos, liderando 23 deles e participando diretamente de outros 72 projetos de unidades da estatal. Os pesquisadores e analistas da Embrapa participam de 418 atividades de pesquisa e transferência de tecnologias.

Durante a sessão, diversos outros participantes destacaram o trabalho da Embrapa nos últimos 50 anos, como a professora Divamélia Gomes, do Instituto Federal do Piauí (IFPI); Maria de Lourdes Pereira de Sousa, líder do assentamento Marrecas; Massayuki Franco Okawachi, representando a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; e o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. Após a sessão, foi oferecido um coquetel aos presentes.

No dia 18 deste mês, a Câmara Municipal de Parnaíba também irá homenagear os 50 anos da Embrapa, concedendo a Medalha do Mérito Legislativo “Vereador Alcenor Candeira” à Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) local. A sessão e a entrega da honraria foram sugeridas pelo vereador Carlson Pessoa.


Fonte: Embrapa.