Relação comercial

Delegação da China visita Cecafé e reforça laços comerciais com o Brasil

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) recebeu, nesta segunda-feira (21/04), em sua sede em São Paulo, uma comitiva da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), liderada pela ministra Lyu Weihong. A visita atendeu a um pedido dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Embaixada da …

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) recebeu, nesta segunda-feira (21/04), em sua sede em São Paulo, uma comitiva da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), liderada pela ministra Lyu Weihong. A visita atendeu a um pedido dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Embaixada da China no Brasil, com o objetivo de fortalecer a cooperação comercial no setor cafeeiro entre os dois países.

Reprodução / Cecafé

Durante o encontro, o diretor-geral do Cecafé, Marcos Matos, apresentou um panorama sobre a produção e exportação de café brasileiro, destacando os avanços em sustentabilidade, rastreabilidade e o crescimento das exportações para a China. Ele ressaltou a importância estratégica do mercado chinês, cuja demanda por café tem se expandido para além das grandes metrópoles, como explicou a ministra Lyu Weihong.

A delegação da GACC agradeceu a recepção e reforçou o papel do Cecafé como interlocutor qualificado da cafeicultura brasileira. A ministra convidou o Cecafé para aprofundar o conhecimento sobre o mercado chinês e manifestou interesse em participar do Coffee Dinner & Summit, que será realizado em julho, em Campinas (SP). A entidade brasileira também informou que seu presidente, Márcio Ferreira, integrará comitiva oficial à China em maio, participando de eventos como COFAIR e SIAL.

Além de Lyu Weihong, participaram da comitiva chinesa representantes de alto escalão da GACC. A reunião também contou com técnicos do Mapa e da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Ao final, os presentes participaram de um brunch com degustação de cafés brasileiros, promovido em parceria com o Museu do Café.

Nesta terça-feira (22/04), a comitiva cumpre agenda oficial em Brasília com representantes dos Ministérios da Fazenda e da Agricultura e da Receita Federal.