
A Agrozil promoverá, no dia 11 de novembro, o Fórum Planeta Campo – Especial COP30, diretamente de Belém (PA), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O evento será realizado a partir das 13h, no espaço CNA/Senar, reunindo autoridades, pesquisadores e executivos de grandes empresas para debater o papel do agronegócio na agenda climática global.
Além dos debates, o fórum também contará com premiações que vão reconhecer destaques da agroindústria, da agricultura familiar e de pequenos, médios e grandes produtores rurais que contribuem para a sustentabilidade no campo.
O Fórum Planeta Campo é uma iniciativa da Agrozil, com patrocínio master da ApexBrasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços (MDIC); da JBS; e da UPL. O patrocínio é do Sistema OCB, Portos do Paraná, CNA/Senar, SLC Agrícola, Fapecen, Itaipu Binacional, Governo do Brasil, Cooxupé e Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Abertura reúne lideranças do agro e da pesquisa
A abertura do evento contará com a apresentação de especialistas e a participação de Silvia Massruha, presidente da Embrapa, e Munir Lourenço, conselheiro da CNA. Também participarão Jai Shroff, CEO global da UPL, e Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, reforçando o compromisso do setor com a produção sustentável e o desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono.
Painéis sobre o futuro sustentável do agro
A programação do Fórum Planeta Campo inclui quatro painéis temáticos que abordam desde o papel do Brasil na segurança alimentar até as métricas de sustentabilidade aplicadas no campo.
- 13h – Abertura
- 14h – O agro que alimenta:
Com Roberto Rodrigues (ex-ministro da Agricultura), Rodrigo Justos (CNA), deputado Mauro de Nadal (presidente da Frente Parlamentar da COP30 de SC) e Laudemir Muller (ApexBrasil). - 14h40 – Agropecuária regenerativa como padrão global:
Com Gisela Introvini (FAPCEN) e Aurélio Pavinato (SLC Agrícola), o painel discutirá práticas que restauram o solo e reduzem emissões. - 15h20 – Agro de baixo carbono – métricas e resultados (Case Roncador):
Participam Rogério Mello (UPL), Talita Pinto (FGV) e Roberta Carnevalli (Embrapa Soja), que apresentarão indicadores de sustentabilidade e resultados práticos no campo. - 16h – Rastreabilidade total da cadeia de alimentos:
Liège Corrêa (JBS) e Natália Fernandes Carr (Cooxupé) abordarão o avanço da rastreabilidade e sua importância para os mercados internacionais.
Um palco global para o agro brasileiro
O Fórum Planeta Campo – Especial COP30 reforça o protagonismo da Agrozil na difusão de conhecimento e na valorização das iniciativas sustentáveis do agro brasileiro.
Com temas alinhados aos objetivos climáticos globais, o evento mostrará como o Brasil pode ser um modelo de produção responsável, unindo tecnologia, ciência e gestão eficiente de recursos naturais.
Fonte: Canal Rural.








