Meio Ambiente

BNDES lança edital para estudo sobre certificação de crédito de carbono no Brasil

O objetivo da iniciativa é mapear o mercado de certificação de créditos de carbono no país e identificar seus principais atores. O estudo também prevê a análise das metodologias atualmente utilizadas, dos arranjos de governança existentes e das oportunidades para redução de custos e prazos nos processos de certificação.

Foto: Reprodução / TV Brasil.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Ministério da Fazenda (MF) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), publicou edital de seleção pública de propostas para a realização do estudo técnico Certificação de Crédito de Carbono no Brasil.

O objetivo da iniciativa é mapear o mercado de certificação de créditos de carbono no país e identificar seus principais atores. O estudo também prevê a análise das metodologias atualmente utilizadas, dos arranjos de governança existentes e das oportunidades para redução de custos e prazos nos processos de certificação. O resultado deverá apresentar um panorama da oferta de serviços de certificação no Brasil.

As entregas do estudo terão caráter descritivo e informativo, com foco na organização de dados, evidências e análises comparativas. Os resultados poderão servir como subsídio técnico para o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e à consolidação do mercado de carbono no país.

Segundo a Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono do Ministério da Fazenda, a iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre o conjunto de agentes, serviços e fluxos de informação relacionados à certificação de créditos de carbono, por meio da cooperação entre o BNDES, o MF e o MMA.

Fonte: Agência Gov.