
O governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (21/01), da solenidade de abertura do 9º CETTR – Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Piauí (Fetag-PI), realizada no Centro de Estudo Sindical. O encontro reúne representantes de 125 municípios piauienses e tem como foco a atualização do Plano de Lutas para o quadriênio 2026–2030, fundamentado no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Durante o evento, o governador reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a agricultura familiar e destacou a relevância do setor para a economia e a segurança alimentar. “Estamos aqui reafirmando o compromisso do nosso governo com o desenvolvimento da agricultura familiar, que tem um papel relevante, porque é quem normalmente põe a comida na mesa, gera alimentos saudáveis para o nosso povo. Quase um milhão de piauienses vivem da agricultura familiar e, portanto, nosso total apoio a essa pauta e à Fetag, que representa todos os sindicatos, trabalhadores e trabalhadoras rurais, e é uma peça fundamental nessa nossa estratégia de fortalecimento da relação com o homem e a mulher do campo”, explicou Rafael Fonteles.

Além das discussões temáticas, o congresso também marca a condução da deputada estadual Elisângela Moura à presidência da Fetag-PI. Ela concorre em chapa única. O Plano de Lutas da categoria contempla debates sobre sustentabilidade sindical, políticas públicas voltadas à agricultura familiar, estratégias de fortalecimento dos sindicatos rurais, os desafios políticos atuais, a defesa dos territórios e a participação ativa de mulheres, jovens e idosos do campo.
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), principal órgão de apoio aos produtores rurais do Estado, também esteve representada na solenidade. A secretária Rejane Tavares ressaltou a importância do diálogo e da organização dos agricultores. “A agricultura familiar é uma das prioridades do governo e, por isso, temos reforçado a necessidade de que os produtores se reúnam em cooperativas e associações, de forma organizada, para que o Estado consiga atender suas necessidades de forma integrada. Estamos em constante diálogo com os agricultores, buscando sempre o avanço do desenvolvimento econômico e social do Piauí”, disse.

Representando os trabalhadores rurais, o presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Batalha, Pedro Paulo Soares, destacou a relevância do congresso para o fortalecimento do setor. “A gente precisa se fortalecer para avançar na agricultura do nosso município, com a Fetag e a parceria com a SAF. O Plano de Lutas precisa sempre ser atualizado e esse momento de discutir a situação do nosso município é importante”, afirmou.
O evento ficou marcado, também, pelo momento em que uma senhora, fã do governador Rafael Fonteles, foi chamada ao palco para realizar o seu sonho de abraçá-lo. Momento este que emocionou a todos presentes.









