De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as cotações do boi gordo estão enfrentando um enfraquecimento no mercado interno, principalmente devido à ampliação da oferta de animais para abate.
Os dados do IBGE confirmam um aumento no volume de abates neste ano, com 7,344 milhões de animais abatidos no país de janeiro a março. Esse número representa um crescimento de 5,54% em relação ao mesmo período do ano anterior e um aumento de 11,9% em comparação com o primeiro trimestre de 2021.
Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) destacam que o expressivo movimento de abate de fêmeas tem chamado a atenção do setor pecuário nacional. Segundo dados do IBGE, entre janeiro e março de 2023, o abate de fêmeas no Brasil atingiu o volume de 3,26 milhões de cabeças, o maior registrado desde 2019.
Os especialistas do Cepea alertam que esse movimento, observado nos últimos dois anos, tem o potencial de impactar toda a cadeia produtiva, tanto no que diz respeito à disponibilidade atual de carne no mercado, como também na valorização posterior dos animais de reposição.
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.
Fonte: Cepea