O governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizou uma visita técnica ao Porto de Hamburgo, maior porto da Alemanha, em busca de parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.
Acompanhado por representantes da Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA), o governador teve a oportunidade de conhecer as instalações do porto e discutir possíveis iniciativas para o transporte e armazenamento de energias renováveis e hidrogênio verde.
Durante a visita, o governador se reuniu com representantes da Hamburg Port Consulting (HPC), empresa vinculada à HHLA, responsável pela consultoria na construção de elementos portuários. Rafael Fonteles destacou a importância de parcerias para desenvolver o Piauí, gerando emprego e renda, e consolidar o estado como um centro portuário e referência na produção de hidrogênio verde no Brasil.
Além disso, o governador encontrou-se com representantes da Mabanaft Deutschland GmbH & Co. KG, responsável pelo primeiro terminal de amônia da Alemanha, para discutir planos e estratégias de fornecimento de amônia. A reunião também abriu possibilidades para a participação do Piauí nessa indústria.
Outro encontro importante foi realizado com a empresa Oldendorff Carriers GmbH & Co. KG, especializada em operações de transbordo de mercadorias em alto mar. Durante a reunião, foi assinado um memorando de entendimento para estudos envolvendo operações no Porto de Luís Correia, visando viabilizar o transporte de grãos e minério de ferro.
“Essa empresa é a maior da Alemanha no transporte por navios e tem uma tecnologia muito importante para o Porto de Luís Correia, o transhipment, que pode viabilizar uma série de operações de grãos e minério de ferro no nosso porto com pequenas e grandes embarcações”, disse Rafael Fonteles.
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.
Fonte: Governo do Piauí.