As exportações de grãos da Ucrânia na temporada 2023/24, que vai de julho a junho, caíram 27,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Até o momento, a Ucrânia exportou 6,92 milhões de toneladas de grãos, em comparação com 9,63 milhões de toneladas no ano anterior. Nos primeiros cinco dias de outubro deste ano, foram exportadas 249.000 toneladas de grãos, em comparação com 932.000 toneladas no mesmo período do ano passado.
A queda nas exportações pode ser atribuída ao bloqueio dos portos ucranianos do Mar Negro e aos ataques russos aos portos ucranianos no rio Danúbio. A maior parte das exportações ucranianas tradicionalmente passa pelos portos de águas profundas do Mar Negro.
No entanto, um acordo intermediado pelas Nações Unidas e pela Turquia, que permitia essas exportações, entrou em colapso em julho quando a Rússia se retirou.A Ucrânia está buscando alternativas, incluindo o uso de um novo corredor de navegação do Mar Negro e a exportação por meio de pequenos portos fluviais no Danúbio e pela fronteira terrestre com a União Europeia. A expectativa é que a colheita de grãos e sementes oleaginosas na Ucrânia em 2023 atinja 79 milhões de toneladas, com cerca de 50 milhões de toneladas disponíveis para exportação na temporada 2023/24.
Fonte: Reuters