Chuva

Novas frente chuvas intensas no Brasil

Uma frente fria que avança trará mais chuvas intensas para o Sul do Brasil no início desta semana. Espera-se que as condições meteorológicas mudem já na segunda-feira (16/10). A Climatempo alerta para acumulações significativas de chuva em curtos períodos, o que pode resultar em alagamentos, inundações graduais, enxurradas e deslizamentos. A previsão indica que a …

Uma frente fria que avança trará mais chuvas intensas para o Sul do Brasil no início desta semana. Espera-se que as condições meteorológicas mudem já na segunda-feira (16/10). A Climatempo alerta para acumulações significativas de chuva em curtos períodos, o que pode resultar em alagamentos, inundações graduais, enxurradas e deslizamentos. A previsão indica que a chuva intensa deve persistir até pelo menos quarta-feira (18/10), quando uma massa de ar polar deve entrar na região sul do Brasil, inibindo a formação de nuvens carregadas.

De acordo com o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas chuvas de até 125mm na região central do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas, com chuvas previstas em todas as áreas do estado e avanço do sistema para partes de Santa Catarina, onde podem ocorrer acumulações entre 20mm e 50mm.A partir de 17 de outubro, as chuvas devem se intensificar, e grande parte do estado gaúcho pode ter acumulações acima de 125mm em um curto período de tempo. As chuvas também devem se estender ao estado do Paraná. No entanto, para as demais regiões produtoras do Brasil, o modelo indica irregularidades e volumes baixos. Até o final de outubro, não há indicativos de mudanças significativas nas condições meteorológicas nas regiões Central, Norte e Nordeste do país.

Fonte: notícias agrícolas