Trigo

CEPEA Observa Tendência de Baixa nos Preços do Trigo

Os preços do trigo continuam em queda no Brasil, mesmo com novas estimativas indicando uma redução na produção do cereal. A pressão sobre os valores é atribuída principalmente ao baixo ritmo de compras de novos lotes por parte dos moinhos, que estão reduzindo suas atividades no encerramento do ano. Para a safra 2023/24, a Conab …

Ilustração do Freepik.

Os preços do trigo continuam em queda no Brasil, mesmo com novas estimativas indicando uma redução na produção do cereal. A pressão sobre os valores é atribuída principalmente ao baixo ritmo de compras de novos lotes por parte dos moinhos, que estão reduzindo suas atividades no encerramento do ano.

Para a safra 2023/24, a Conab estima a produção brasileira de trigo em 8,14 milhões de toneladas, representando uma queda significativa de 15,5% em comparação com a estimativa anterior de novembro e uma redução expressiva de 22,8% em relação ao recorde da temporada passada, quando foram colhidas 10,55 milhões de toneladas. Esse cenário é resultado especialmente da menor produtividade, estimada em 2,35 toneladas/hectare, com reduções de 15,6% em relação à estimativa anterior de novembro e de significativos 31,3% em relação à safra de 2022 (3,42 t/ha).

Apesar da redução na produção, a área plantada com trigo no Brasil aumentou 12,3% em comparação com a temporada anterior, totalizando 3,46 milhões de hectares, conforme dados da Conab.

Fonte: Cepea