França

França desafia riscos comerciais e inicia campanha de vacinação contra gripe aviária

França inicia vacinação contra gripe aviária para não prejudicar importações.

A França iniciou a vacinação de patos contra a gripe aviária como parte dos esforços para conter o vírus que afetou aves em todo o mundo. A gripe aviária altamente patogênica levou a restrições comerciais impostas pelos Estados Unidos às importações de aves francesas. A França tem sido um dos países mais afetados por essa epidemia, o que causou perturbações no fornecimento de carne e ovos de aves em nível global, além de aumentar os preços.

O país agora está realizando uma campanha de vacinação obrigatória em seus rebanhos de aves, tornando-se o primeiro país exportador de aves a fazê-lo. A vacinação começou nas Landes, no sudoeste da França, com a presença do ministro da Agricultura. O objetivo é vacinar mais de 60 milhões de patos ao longo de um ano, com um custo total de 96 milhões de euros, financiado em grande parte pelo Estado.

O objetivo é proteger todas as aves de criação e pôr fim ao abate preventivo de animais.No entanto, a vacinação de aves pode criar barreiras comerciais, e os Estados Unidos já impuseram restrições às importações de aves francesas, citando o risco de introdução do vírus. A dificuldade é que as aves vacinadas podem não apresentar sinais de infecção, tornando difícil determinar se o vírus está presente em um rebanho.

Fonte: notícias agrícolas