Nesta quinta-feira (25/07), data em que é celebrado o Dia da Agricultura Familiar, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Piauí foi realizado o lançamento de importantes programas e projetos. O evento ocorreu Palácio de Karnak, contando com a presença do governador Rafael Fonteles e da secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares.
Os novos programas visam estimular a participação dos jovens no campo, promover a convivência com o semiárido e combater a pobreza rural. Em declaração, a secretária Rejane Tavares destacou que as ações já estão em andamento, com o edital do Programa de Sustentabilidade Integrada (PSI) aberto até 31 de agosto para o recebimento de propostas. A seleção dos projetos será imediata, com recursos já disponíveis.
Além disso, o edital das cisternas também foi publicado, e o processo de contratação das entidades do terceiro setor para execução das cisternas está em andamento. A Garantia Safra já está ativa, com mais de 90 famílias beneficiadas pelo crédito fundiário este ano. O Programa Juventude Rural Transformadora é a grande novidade, que a partir da segunda quinzena de setembro contará com 100 jovens atuando junto aos projetos nas comunidades.
Rejane Tavares enfatizou a importância das parcerias com diversos ministérios, como o Ministério do Desenvolvimento Social, e instituições do Estado, como o Instituto Federal e outras secretarias, além das entidades do terceiro setor e dos municípios. Essas colaborações são essenciais para o avanço das iniciativas.
A agricultura familiar no Piauí tem se modernizado, adotando práticas agroecológicas e buscando a produção de alimentos de qualidade para o mercado. Produtos da agricultura familiar já estão presentes em supermercados de Teresina, Parnaíba e Picos. O Programa Juventude Rural Transformadora também busca envolver os jovens na agricultura familiar sustentável, proporcionando formação e especialização enquanto estudam e trabalham, criando novos conhecimentos para o setor.