Sustentabilidade

Comitê técnico da indústria de baixo carbono estabelece quatro Grupos de Trabalho

O Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono (CTICB) aprovou, em reunião realizada nesta terça-feira (05/09), a formação de quatro Grupos de Trabalho (GTs) encarregados de avançar na agenda de transição energética e descarbonização discutida entre o governo federal e o setor privado. A decisão foi tomada de maneira unânime durante o encontro, que ocorreu …

Foto: Reprodução/MDIC.

O Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono (CTICB) aprovou, em reunião realizada nesta terça-feira (05/09), a formação de quatro Grupos de Trabalho (GTs) encarregados de avançar na agenda de transição energética e descarbonização discutida entre o governo federal e o setor privado. A decisão foi tomada de maneira unânime durante o encontro, que ocorreu de forma presencial e virtual na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília.

Esta reunião marca o primeiro encontro desde a recriação do CTICB em junho deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A participação expressiva do setor privado, ocupando 14 das 28 cadeiras do comitê, demonstra o interesse da iniciativa privada na agenda da economia verde.

Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e coordenador do comitê, destaca que a recriação do CTICB amplia os meios de diálogo com o setor industrial para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes na promoção da neoindustrialização no Brasil.

Os GTs abordarão os seguintes temas: mercado regulado de carbono; descarbonização e transição energética da indústria; sociobioeconomia e bioindústria; e inventários organizacionais. Os três primeiros terão coordenação indicada pela Secretaria de Economia (SEV) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com Beatriz Soares, Gustavo Fontenele e Rafael Sá Marques à frente dos grupos, respectivamente. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação indicou Marcio Rojas para coordenar o GT de Inventários Organizacionais.

Todos os grupos terão coordenação conjunta com representantes da iniciativa privada. No GT de Descarbonização e Transição Energética da Indústria, o Ministério de Minas e Energia também terá um coordenador.

Os próximos passos incluem o convite aos membros do comitê para participar dos Grupos de Trabalho. Com a colaboração dos demais integrantes dos GTs, os coordenadores irão estabelecer o cronograma e as metas para as próximas fases do processo.


Fonte: MDIC.