Agroindústria

Quatro projetos industriais aprovados para Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) deu luz verde a quatro propostas de desenvolvimento industrial na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba

Quatro projetos industriais aprovados para Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba. Foto: Governo do Piauí.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (19/07), o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) deu luz verde a quatro propostas de desenvolvimento industrial na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, Piauí. O encontro, marcado pela presença do presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também contou com a participação de representantes de diversos ministérios.

As ZPEs, explicou Alckmin, assumem um papel central para dinamizar a economia brasileira, integrando diferentes modalidades de logística, incentivando a produção de energia renovável e impulsionando as exportações do país.

Investimentos e empregos em Parnaíba

Com investimentos na ordem de R$ 156,9 milhões, a implementação dos projetos industriais aprovados para a ZPE de Parnaíba promete criar cerca de 281 empregos entre instalação e operação. As indústrias recém-aprovadas produzirão e exportarão uma variedade de produtos, incluindo mel, cosméticos, tratores agrícolas e castanha de caju.

Em funcionamento desde fevereiro de 2022, a ZPE de Parnaíba já conta com duas empresas em plena atividade: uma focada na produção de madeira ecológica a partir de resíduos vegetais e outra voltada para a produção de cera de carnaúba.

Além das aprovações para a ZPE de Parnaíba, a reunião do CZPE também sinalizou a instalação de uma usina termelétrica na ZPE de Pecém, Ceará, e a criação da primeira ZPE privada do Brasil, localizada em Aracruz, Espírito Santo.

O que são as ZPEs

As ZPEs são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora. Além de desenvolver a cultura exportadora e fortalecer a balança comercial, as ZPEs contribuem para o desenvolvimento local e para a diminuição das desigualdades regionais.

A produção no espaço da ZPE, exclusivamente para exportação, garante às empresas isenção de IPI, Pis-Cofins e Imposto de Importação e AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante) na aquisição de insumos e matérias primas.

O CZPE é órgão deliberativo presidido pelo MDIC. Fazem parte do conselho representantes da Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios da Fazenda, da Integração e do Desenvolvimento Regional, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Planejamento e Orçamento, de Portos e Aeroportos e dos Transportes.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: MDIC.