Agropecuária

CNA divulga custos de produção de grãos e cana-de-açúcar em eventos no RS e AL

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, nesta semana, os dois primeiros eventos do “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro”, que tem como objetivo apresentar aos produtores rurais os custos de produção das atividades de grãos e cana-de-açúcar. O evento de grãos ocorreu na terça-feira (12), em Carazinho (RS), em parceria …

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, nesta semana, os dois primeiros eventos do “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro”, que tem como objetivo apresentar aos produtores rurais os custos de produção das atividades de grãos e cana-de-açúcar.

O evento de grãos ocorreu na terça-feira (12), em Carazinho (RS), em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e o programa Duas Safras. Foram divulgados os custos de produção de oito culturas (soja, milho, arroz, algodão, trigo, aveia, feijão e sorgo) e realizadas palestras sobre temas como financiamento, gestão de riscos, comercialização, tecnologias e agricultura conservacionista.

O evento de cana-de-açúcar aconteceu na quarta-feira (13/09), em São Miguel dos Campos (AL), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal). Foram analisados os custos de produção da atividade nas diferentes regiões pesquisadas em 2023, além de debatidos assuntos como fertilizante organomineral, controle biológico de pragas e novas tecnologias para o setor. Os participantes também visitaram uma fazenda que utiliza essas inovações.

Segundo o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, os eventos foram uma oportunidade para levar aos produtores conhecimento e informações para auxiliar as decisões no campo. Ele explicou que o Projeto Campo Futuro é uma iniciativa da CNA e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisa, que levanta os custos de produção da agropecuária e gera informação para o gerenciamento rural.

Em 2023, o projeto levantou os custos de produção de 34 atividades agropecuárias, abrangendo cereais, fibras, oleaginosas, frutas, hortaliças, silvicultura, café, pecuária de leite, avicultura, suinocultura, aquicultura e pecuária de corte.

Os próximos eventos do circuito serão sobre pecuária de corte e de leite, em Goiânia (GO), no dia 14/09; cacau, em Altamira (PA), no dia 19/09; e café, em Caconde (SP), no dia 20/09.


Fonte: CNA.