Agronegócio

Potencial da equinocultura tem conquistado agropecuária mato-grossense

O estado tem exportado animais com alta genética para o exterior, gerando lucros significativos devido à demanda aquecida

Cavalo com genética melhorada. Foto: PixaBay.

O estado do Mato Grosso pode se tornar uma referência na equinocultura, graças aos bons resultados obtidos com investimentos no melhoramento genético. O estado, conhecido por possuir o maior rebanho bovino do país, com 34,3 milhões de animais, está observando o crescente destaque dos cavalos nesse cenário.

O empresário Carlos Eduardo Correa Póvoas ressalta a importância dos cavalos na pecuária, afirmando que é impossível gerenciar um rebanho sem eles. Segundo ele, o cavalo desempenha um papel fundamental no agronegócio, sendo necessário para o trabalho no campo, o manejo do gado e o tratamento dos bezerros.

Além disso, o estado tem exportado animais com alta genética para o exterior, gerando lucros significativos devido à demanda aquecida. O empresário Luis Guilherme Correa da Costa Amim Figueiredo destaca que o segmento pode gerar bilhões de reais anualmente por meio de provas equestres, leilões, eventos diversos, além de empregos diretos e indiretos.

O aprimoramento genético é considerado o principal responsável pelo desempenho dos equinos. Póvoas destaca que Mato Grosso tem se destacado como um dos maiores investidores na equinocultura, especialmente na raça quarto de milha. O estado possui uma grande quantidade de genética de alta qualidade, reconhecida tanto no Brasil quanto internacionalmente.

O médico veterinário Guilherme Silva Santos, responsável por um haras em Jaciara (MT), região sudeste do estado, investe cada vez mais em genética a cada estação de monta. Em apenas cinco anos, o haras já possui animais com genética renomada em todo o país e inclusive tem receptoras do criatório gerando animais em outros países.

O haras já registrou um faturamento de mais de dois a três milhões de reais provenientes do melhoramento genético. A qualidade das matrizes disponíveis tem gerado filhos que competem e vencem em provas de rédeas nos Estados Unidos, além de campeãs mundiais em laço e outras modalidades. O mercado busca exatamente esse tipo de genética, e o haras atende a essa demanda.

Dessa forma, Mato Grosso vem se consolidando como um polo de destaque na equinocultura, impulsionado pelos investimentos no melhoramento genético e pela qualidade dos animais produzidos. O estado mostra seu potencial para se tornar referência no setor, tanto nacional quanto internacionalmente.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Canal Rural.