O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está disponibilizando cursos gratuitos nas áreas de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão) para produtores, trabalhadores rurais e interessados no tema.
Através do portal de Educação a Distância do Senar, é possível acessar dois cursos: Manejo Produtivo na Apicultura e Captura de Abelhas sem ferrão. As inscrições estão abertas no site de educação a distância do Senar, mediante disponibilidade de vagas.
Os cursos estão abertos para pessoas com mais de 16 anos. Após estudar o conteúdo e realizar o quiz, os alunos terão a oportunidade de responder a uma pesquisa de satisfação, que dará direito a receber um certificado de participação.
Além dos cursos online, o Senar também oferece ações presenciais de Formação Profissional Rural (FPR), realizadas pelas administrações regionais da instituição.
Dentre os cursos presenciais disponíveis, destacam-se: Trabalhador na Apicultura Geral, Criação de Abelhas Sem Ferrão, Trabalhador na Apicultura – Produtos Apícolas, Apicultura Básica, Apicultura Avançada, Implantação de Apiário, Aumento da Produtividade de Mel, Abelhas Indígenas sem Ferrão, Criação de Abelhas sem Ferrão, Meliponicultura, Boas Práticas na relação entre Agricultura, Apicultura e Meliponicultura, Meliponicultura Urbana, Caixas, Equipamentos, Instalações de Meliponários e Introdução à Meliponicultura.
Para saber quais cursos estão disponíveis presencialmente, é necessário entrar em contato com o sindicato de produtores rurais do respectivo município.
Videoteca Senar
Os interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos na área também têm acesso à videoteca do Senar, onde encontram cartilhas sobre a instalação de apiários para Abelhas Apis mellifera e manejo de apiários para produção de mel.
Além disso, o site Coleção Senar disponibiliza uma série de vídeos sobre apicultura e meliponicultura, com práticas aplicáveis na rotina do campo.
Para ver a coleção, acesse o site Coleção Senar.
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.
Fonte: Senar.