Tendência é que chuva seja cada vez mais constante, inclusive em áreas produtoras
Com o início da segunda quinzena de outubro, a previsão é de que finalmente as chuvas comecem a ganhar regularidade em todo o Brasil. Até o momento, a chuva segue concentrada no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e partes de Mato Grosso do Sul, e ainda irregular na faixa central e nas principais regiões produtoras de grãos.
De acordo com o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, os Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rondônia e Pará seguem com previsão de chuva pelos próximos dias, mesmo que ainda irregulares. O especialista destaca também que os primeiros volumes de chuva chegaram ao Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia e devem continuar.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de perigo para tempestade no Centro-Oeste e parte de São Paulo. A tendência é que chova entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros em 24 horas até 10 horas desta quarta-feira (16/10). Os temporais serão acompanhados de ventos de até 100 km/h e queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As áreas em alerta são o sul, norte, leste, noroeste e centro de Goiás, nordeste, sudeste, centro-sul e norte de Mato Grosso, leste, centro-norte e pantanais de Mato Grosso do Sul, São José do Rio Preto, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Ribeirão Preto e Araçatuba.
O Brasil central é destaque para chuva neste meio de semana. Há previsão de temporais em Vilhena (RO), Cuiabá (MT), Anápolis (GO), Brasília (DF), Unaí (MG), Barreira (BA) e Araguaçu (TO). Nesses municípios a tendência é de tempestade com ventos e trovoadas, informa o boletim da Climatempo.
Também chove, mas com menos força, no norte de Mato Grosso do Sul, cidades do centro e sul do Pará e costa leste do Nordeste onde há previsão de chuva irregular.
Ainda no Nordeste, a chuva volta a se espalhar e atinge o oeste da região, desde o centro e sul do Maranhão até o oeste da Bahia. Enquanto no Norte, o dia será abafado, com temperatura alta e pancadas de chuva isoladas.