Desenvolvimento e Parcerias

Brasil discute parcerias em energia verde, transformação digital e semicondutores com Japão

Autoridades japonesas se familiarizaram com oportunidades de investimento no Brasil em setores como combustíveis verdes para aviação civil, hidrogênio verde, transformação digital, chips e semicondutores

Brasil discute parcerias em energia verde, transformação digital e semicondutores com Japão. Foto: Reprodução/MDIC.

Em encontro que ocorreu nesta sexta-feira (14/07), em Brasília, uma discussão sobre neoindustrialização foi tópico de destaque entre especialistas e autoridades de Brasil e Japão. A reunião contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) do Brasil e do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI).

Durante a conversa, as autoridades japonesas se familiarizaram com oportunidades de investimento em setores como combustíveis verdes para aviação civil, hidrogênio verde, transformação digital, chips e semicondutores. A descarbonização, melhoria do ambiente de negócios, fortalecimento do comércio bilateral, tópicos ligados à Organização Mundial do Comércio (OMC) e propriedade intelectual (patentes) também foram discutidos.

Comércio Bilateral

O Japão se destaca como um dos dez principais parceiros comerciais do Brasil. O mercado japonês figura como o 9º maior destino das exportações brasileiras e a 10ª maior origem de importações, considerando o ano passado e o primeiro semestre do ano atual.

Os produtos da indústria de transformação compõem quase 50% das exportações brasileiras para o Japão, reforçando a relevância desse segmento na relação bilateral.

Investimentos Japoneses

O Japão não apenas é parceiro comercial, mas também se posiciona como um dos maiores investidores estrangeiros no Brasil, figurando na 9ª posição. O país acumula um estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) de US$ 21,4 bilhões, equivalente a 3% do total recebido pelo Brasil até 2021, conforme indicam os dados do Banco Central.

Grande parte desse IED japonês está concentrada no setor de indústrias de transformação no Brasil, incluindo grandes montadoras e fornecedores de peças automotivas, como demonstram os registros do Banco Central.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: MDIC.