O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está se preparando para realizar uma missão ao Japão, visando fortalecer a cooperação técnica entre os dois países. Na quarta-feira (14/06), o ministro Carlos Fávaro participou de uma audiência com o embaixador japonês, Teiji Hayashi, o presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Akihiko Tanaka, e a presidente da Embrapa, Silvia Massruha, na sede da empresa em Brasília.
Durante o encontro, foram discutidas propostas para a continuidade da cooperação técnica entre os países, com foco na intensificação do desenvolvimento sustentável.
Um dos principais tópicos abordados foi o lançamento da fase de execução do “Projeto de Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro”. Esse projeto oferece a oportunidade de uma colaboração conjunta para a conversão de áreas de pastagens de baixa produtividade em terras agricultáveis, aumentando assim a área de plantio com produtividade sem a necessidade de desmatamento.
Durante o evento, um ato simbólico foi realizado para marcar a parceria entre os dois países: o plantio de uma espécie de pequi sem espinhos, típica do Brasil.
“Temos o compromisso de realizar uma missão governamental e empresarial no Japão, com o objetivo de levar essas oportunidades de interesses bilaterais e avançar nos sistemas propostos”, explicou o ministro Carlos Fávaro.
A missão ao Japão busca fortalecer os laços entre os países e impulsionar a troca de conhecimentos e tecnologias no setor agrícola, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do agro brasileiro.
A parceria com a JICA e a Embrapa é fundamental nesse processo, já que ambos desempenham papéis importantes na promoção da inovação e da produtividade no campo.
Ao longo dos últimos 50 anos, a JICA tem sido uma das principais parceiras da Embrapa, desempenhando um papel importante no desenvolvimento da expansão de culturas para o Cerrado.
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.
Fonte: Mapa.