Desenvolvimento e Parcerias

Governo de São Paulo avalia exportação de tecnologias entre o Brasil e o Iraque

No início desta semana, Antonio Junqueira, Secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, e representantes da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Iraque (CCIBI) realizaram uma importante reunião

Governo de São Paulo avalia exportação de tecnologias entre o Brasil e o Iraque. Foto: Reprodução/Canal Rural.

No início desta semana, Antonio Junqueira, Secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, e representantes da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Iraque (CCIBI) realizaram uma importante reunião. Entre os presentes estavam Nawfal Assa Mossa Alssabak, presidente da CCIBI, e Jalal Jamel Dawaood Chaya, vice-presidente.

O encontro teve por objetivo discutir um possível intercâmbio de tecnologias oriundas dos institutos de pesquisa agrícola ligados à Secretaria de Agricultura, que seriam compartilhadas com o Iraque. Além disso, as discussões trataram de potenciais oportunidades comerciais entre o país do Oriente Médio e o estado de São Paulo.

Vínculos históricos entre Brasil e Iraque

As relações diplomáticas entre o Brasil e o Iraque remontam a 1967. Nessa época, o país tornou-se um valioso parceiro comercial brasileiro, principalmente nas décadas de 70 e 80. A importação de óleo cru iraquiano chegou a constituir 60% do petróleo adquirido pelo Brasil. Neste ínterim, nossas exportações para o Iraque incluíam itens como material bélico, automóveis, alimentos e serviços de engenharia.

Potencial atual de parceria

Hoje em dia, o Iraque apresenta oportunidades de negócios em diversos setores, em vista de sua riqueza em petróleo e a necessidade de importar quase tudo que consome. Dentre os produtos brasileiros exportados para o país árabe estão soja e seu farelo, açúcar, carnes bovinas e aves.

A evolução

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Iraque (CCIBI) foi fundada em 2003 por um conjunto de empresários brasileiros e iraquianos, com o intuito de revitalizar as relações entre os dois países. Registrou-se no Brasil como uma organização sem fins lucrativos e, no Iraque, sob o número 2D18284.

Desde sua criação, a CCIBI tem fomentado o desenvolvimento econômico brasileiro, impulsionando as exportações, e colaborado na reconstrução do Iraque, por meio do suporte a fornecedores brasileiros confiáveis, com produtos e serviços de qualidade a preços competitivos internacionalmente. A Câmara também é responsável pela certificação de todos os produtos brasileiros destinados ao Iraque, emitindo inclusive Certificados de Origem.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Canal Rural.