Saiba como é transmitida

Mapa reforça situação de vigilância para evitar entrada de gripe aviária

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, informou que o maior e mais agudo risco de entrada da doença no país ocorre até abril e maio.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou, que o Brasil continua livre da doença, mas o estado de vigilância está aumentando. A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e selvagens. A doença não é transmitida pela carne de aves nem pelo consumo de ovos.

“Estamos tomando providências preventivas, reforçando nosso sistema de vigilância nas fronteiras, mas garantindo que, por ora, o Brasil continua com status livre da gripe aviária”, disse Fávaro em entrevista à imprensa, ressaltando que a doença não é transmitida pela carne de aves e nem pelo consumo de ovos.

Até o momento, nenhum caso de gripe aviária foi confirmado no Brasil. Duas aves com sintomas foram encontradas no Rio Grande do Sul e uma no Amazonas. O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, informou que o maior e mais agudo risco de entrada da doença no país ocorre até abril e maio.