O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participou, nos dias 13 e 14 de abril, da Conferência Ministerial sobre Sistemas Alimentares de Baixa Emissão no Chile, que teve como objetivo discutir a redução das emissões de metano no mundo. O encontro reuniu autoridades de diversos países e foi promovido pelos ministérios da Agricultura do Chile e da Espanha em parceria com a organização Global Methane Hub.
Durante o evento, foi assinada uma declaração com propostas de compromissos e ações concretas para esse cenário, e o Brasil se tornou membro oficial da Climate and Clean Air Coalition (CCAC). A participação do país no encontro permite o diálogo e o fortalecimento da articulação entre os países, o compartilhamento de experiências e a mobilização de recursos para a mitigação de metano.
Os ministros da agricultura e do meio ambiente dos países presentes comprometeram-se com a redução de emissões e a promoção de sistemas alimentares seguros e alinhados às mudanças climáticas.
A conferência contou com o apoio de organismos internacionais e atores não-estatais, e foram debatidos temas como a agricultura e a mudança do clima, metas e sistemas alimentares frente à mitigação do metano, e mecanismos de financiamento para a redução de emissões de metano.
A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) e a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) representaram o Mapa no evento.
Fonte: MAPA.