A Secretaria de Estado de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) tem como objetivo aumentar a produtividade agrícola e melhorar a geração de renda na zona rural do Piauí. O secretário do Sada, Fábio Abreu, tem como prioridade, em sua gestão, reestruturar e revitalizar o Centro de Treinamento da antiga Emater.
“Esse Centro foi referência para várias gerações na área de agropecuária, da agricultura familiar, e de extensão em geral. E hoje, o espaço está em desuso. Nosso objetivo é reestruturar esse centro e o transformar em uma escola de Gestão, Educação rural e Agropecuária, para os servidores, e também para servir à comunidade”, explicou Fábio Abreu.
O centro foi criado em 1982, em estrutura cedida pelo Banco Mundial ao Governo do Estado, a exemplo do que acontecia em outros estados. São quase 50 hectares de terreno, constituídos por três salas de aula (com capacidade para 120 pessoas), auditório, biblioteca, alojamento e campo agrícola.
A perspectiva de revitalização do espaço é a criação de unidades demonstrativas, nas mais diversas áreas de tecnologia. “Aqui podemos conciliar muitas atividades: aquicultura rústica, suinocultura, ovino, caprinocultura, horticultura, energias renováveis, entre outras”, disse Geison Coutinho, extensionista de Sada.