As exportações brasileiras de ovos, in natura e processados, registraram forte crescimento no primeiro trimestre de 2025. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados pelo Cepea, foram embarcadas 8,65 mil toneladas entre janeiro e março volume 97% superior ao registrado no mesmo período de 2024.

De acordo com pesquisadores do Cepea, a alta é impulsionada, principalmente, pelo aumento das compras dos Estados Unidos, que enfrentam um surto de gripe aviária. Somente nos três primeiros meses deste ano, o país norte-americano importou 2,7 mil toneladas de ovos do Brasil, volume 28% superior ao total importado ao longo de todo o ano passado.
Com isso, os EUA se tornaram o principal destino das exportações brasileiras de ovos em 2025. Apesar do anúncio recente de uma tarifa de 10% sobre produtos do Brasil, especialistas avaliam que o cenário de liderança norte-americana nas compras dificilmente será revertido no curto prazo, diante da atual demanda interna elevada naquele país.
O desempenho reforça a competitividade do setor avícola brasileiro no mercado internacional e consolida os ovos como um produto com potencial crescente de exportação.