Sustentabilidade

Projeto de lei coloca Brasil na vanguarda da mobilidade sustentável e descarbonização

O PL contempla avanços no uso do etanol, incluindo a ampliação da adição à gasolina para até 35%, o uso de etanol de milho e outras fontes.

Foto: Reprodução

A 8ª Santander DATAGRO Abertura de Safra, Cana, Açúcar e Etanol 2024/25, realizada em Ribeirão Preto (SP), contou com a presença de autoridades, dirigentes setoriais, usineiros, produtores de cana, executivos de empresas de insumos e do mercado financeiro. A solenidade de abertura destacou a relevância de Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional, especialmente o “Combustível do Futuro” (PL 4.516/23), para a consolidação de políticas públicas favoráveis à mobilidade sustentável e descarbonização por meio da adoção crescente de biocombustíveis.

O PL contempla avanços no uso do etanol, incluindo a ampliação da adição à gasolina para até 35%, o uso de etanol de milho e outras fontes. No caso do biodiesel, prevê a mistura no diesel, podendo chegar a 20% e até 25%. O presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, enfatizou que o projeto coloca o Brasil na vanguarda do controle de emissões e iniciativas para descarbonização.

O diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Marlon Arraes, destacou a importância do PL para a indústria nacional de biocombustíveis. Ele adiantou a abertura de consultas públicas para discutir a viabilidade de elevar a mistura de álcool anidro na gasolina para 30%.


Fonte: Visão Agro