Economia

Alckmin dialoga com vice-chinês para fortalecer parcerias comerciais

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o ministro Geraldo Alckmin, em exercício, realizou nesta quarta-feira (28/01), uma conversa telefônica com o vice-presidente da China, Han Zheng. Durante aproximadamente trinta minutos, as autoridades discutiram temas de interesse da agenda bilateral e reforçaram a avaliação positiva sobre o relacionamento entre Brasil e China. …

Foto: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Foto: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o ministro Geraldo Alckmin, em exercício, realizou nesta quarta-feira (28/01), uma conversa telefônica com o vice-presidente da China, Han Zheng.

Durante aproximadamente trinta minutos, as autoridades discutiram temas de interesse da agenda bilateral e reforçaram a avaliação positiva sobre o relacionamento entre Brasil e China.

De acordo com o MDIC, o ministro destacou a preocupação do Brasil com as salvaguardas aplicadas pela China às exportações de carne bovina, ressaltando a importância do setor pecuarista para a economia brasileira. Alckmin também enfatizou ao vice-presidente chinês a relevância do tema para o governo brasileiro.

Segundo o ministério, o crescimento de 8,2% na corrente de comércio bilateral em 2025 foi destacado pelas autoridades, atingindo um recorde anual de US$ 171 bilhões. Ambos reafirmaram o compromisso de manter o diálogo para ampliar e diversificar as relações comerciais entre os dois países.

O encontro também abordou oportunidades de investimentos conjuntos, com foco em infraestrutura, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Por fim, o ministro convidou Han Zheng a visitar o Brasil para a próxima reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), cuja data será definida posteriormente entre as partes.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.