Projeto

Projeto promove solos saudáveis e melhora produtividade em Minas

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) desenvolve o projeto “Construindo Solos Saudáveis”, que incentiva o uso de plantas de cobertura para melhorar a fertilidade e estrutura do solo. Essas espécies ajudam a reduzir a erosão, aumentar a porosidade e favorecer a infiltração de água, beneficiando culturas como café, grãos …

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) desenvolve o projeto “Construindo Solos Saudáveis”, que incentiva o uso de plantas de cobertura para melhorar a fertilidade e estrutura do solo. Essas espécies ajudam a reduzir a erosão, aumentar a porosidade e favorecer a infiltração de água, beneficiando culturas como café, grãos e hortaliças. A iniciativa já implantou diversas Unidades Demonstrativas (UDs) no estado, e a expectativa para 2025 é alcançar 1,8 mil UDs.

Reprodução/Freepik

A técnica consiste no cultivo de espécies como crotalárias, nabo forrageiro e milheto, que, ao serem roçadas, formam uma palhada protetora no solo. Esse método evita o revolvimento da terra, preservando sua estrutura e melhorando sua capacidade de retenção de água. Além disso, favorece o equilíbrio ecológico ao estimular a presença de inimigos naturais das pragas.

Produtores já observam benefícios significativos. Rogério Morais Barroso, de Careaçu, adotou a prática em sua lavoura de café e destaca o aumento da matéria orgânica, a redução de ervas daninhas e o controle da erosão. Ele agora pretende expandir o sistema para toda a sua plantação, incluindo 55 hectares de milho para silagem.