Excelência em Pesquisa

Amigo da Embrapa: Embrapa Meio-Norte comemora 48 anos com homenagens a entidades do setor

Representantes do agronegócio, agricultura familiar, parlamentares e jornalistas foram homenageados com a Comenda “Amigo da Embrapa”

Embrapa Meio-Norte comemora 48 anos com homenagens a representantes do agronegócio, agricultura familiar, parlamentares e meios de comunicação. Foto: Eugênia Ribeiro.

Em 2023, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) comemora seus 50 anos de existência, desde o ato de instalação da empresa em 26 de abril de 1973. Também neste ano, a Embrapa Meio-Norte, unidade descentralizada da empresa no Piauí, localizada em Teresina, completou 48 anos no dia 13 de junho.

Para celebrar o importante trabalho da empresa durante essas quase cinco décadas, foi realizado um evento comemorativo, onde foram apresentadas todas as conquistas para a agropecuária nacional – e mundial -, assim como para a sociedade como um todo.

O evento iniciou com a apresentação da orquestra Gonzaga para todos, do Projeto Música para Todos e contou com a presença de diversos representantes de entidades e personalidades do setor agropecuário, como os deputados Júlio César e Vinicius Nascimento (Dr. Vinicius), o ex-Senador Elmano Ferrer e representantes de meios de comunicação.

Representantes do agronegócio, agricultura familiar, parlamentares e jornalistas foram homenageados com a Comenda “Amigo da Embrapa”, que são aqueles que colaboram de alguma forma para o fortalecimento e desenvolvimento da agropecuária brasileira e da Embrapa.

Para o chefe-geral da Embrapa Meio Norte, Anísio Lima Neto, a celebração dos 48 anos da Embrapa Meio-Norte não poderia deixar de homenagear todos que contribuíram ao longo dos anos. “Agradecer nesse momento, dos 48 anos da Embrapa, as pessoas que nós vamos homenagear. Porque todos vocês colaboraram para que a tecnologia da Embrapa chegasse à nossa sociedade“, disse Anísio.

Segundo Anísio, os meios de comunicação desempenham um papel fundamental no sucesso da Embrapa e são um dos cinco pilares que regem a empresa desde a sua fundação: “Quarto pilar: hoje nós homenageamos aqueles que levam a notícia nos mais distintos lares do Piauí, que é o nosso setor de comunicação. Porque sem vocês, os nossos resultados não chegariam à casa e ao cidadão.”, enfatizou.

Anísio Lima Neto em discurso. Foto: Agrozil.

Realizações da Embrapa Meio-Norte

A Embrapa Meio-Norte tem desenvolvido cultivares de feijão-caupi (Vigna unguiculata), amplamente cultivadas em todo o Brasil. Eles também estão desenvolvendo quatro novas cultivares de feijão-de-corda (caupi) e uma de feijão mungo, a caminho do mercado consumidor brasileiro e, no futuro, do internacional.

A unidade tem transformado a agropecuária através de diversas tecnologias, incluindo o melhoramento genético do algodoeiro e do milho, e estudos sobre a exploração de arroz em diferentes sistemas de cultivo.

Destaca-se a presença da Embrapa no Matopiba, onde trabalham para um futuro sustentável na agropecuária, incluindo a produção de alimentos em sistemas integrados e a recuperação de áreas degradadas.

Há ainda pesquisas no campo da apicultura e aquicultura, como o desenvolvimento de rações para abelhas e a identificação de espécies nativas de camarão.

E, por fim, o “Sisteminha“, um Sistema Integrado de Produção de Alimentos, tem melhorado a alimentação e a renda das famílias em várias regiões do Brasil e é bem-sucedido em vários países da África.


Registros



Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp.