Canto do Buriti, município situado no sul do estado do Piauí, se prepara para sediar a primeira edição do Festival Melão e Mel, marcado para os dias 8 e 9 de setembro. O evento, organizado pelo Governo do Piauí através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), tem como objetivo central estimular o crescimento econômico local enquanto preserva o meio ambiente e potencializa a produção de melão e mel na região.
A iniciativa busca promover o aproveitamento sustentável dos recursos naturais, impulsionando a economia da região sul do estado. Ao valorizar a produção agroecológica e a produção sustentável de mel, o festival pretende tornar Canto do Buriti um polo nacional de destaque na produção de melão e mel.
Dentro da programação, que inclui atividades focadas em melhorias na produção local, destaca-se também uma série de grandes shows, enriquecendo a experiência dos participantes com entretenimento de qualidade e enriquecimento cultural. Entre as atrações confirmadas, destacam-se a banda Limão com Mel e a renomada cantora Walkyria Santos.
“O Festival Melão e Mel reforça a importância da produção agroecológica de frutas como o melão, além da produção sustentável do mel”, ressaltou Daniel Oliveira, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí. Ele acrescentou que a combinação das produções de melão e mel na região sul do estado é promissora, gerando um impacto positivo na cadeia produtiva e econômica enquanto preserva a biodiversidade local.
A região de Canto do Buriti já abriga diversas empresas que envolvem grandes, médios e pequenos produtores, todos comprometidos com práticas agrícolas sustentáveis. O festival marca um importante passo na trajetória do município, unindo desenvolvimento econômico, respeito ao meio ambiente e cultura em uma só celebração.
A primeira edição do Festival Melão e Mel se estabelece como um marco não apenas para a região sul do Piauí, mas também para todo o país, ao promover práticas conscientes de produção e preservação. Combinando atividades educativas, melhorias produtivas e entretenimento cultural, o evento sinaliza um futuro promissor para Canto do Buriti e sua posição como referência nacional na produção de melão e mel.
Programação
Sexta-feira (08/09)
18h – Abertura da Feira de produtos e serviços
18h30 – Workshop: Empreendedorismo rural apícola: o verdadeiro modelo de impacto – público geral (Instituto Anjos do Sertão)
19h30 – Palestra – Apicultura: Uma alternativa de renda no semiárido piauiense.
Palestrante: Dr. Laurielson Chaves Alencar (Especialista em Gestão Ambiental (2000), mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2005) e doutor em Agronomia (Produção vegetal) pela Universidade Estadual Paulista.
20h – Relato de Experiência e Boas Práticas – Samuel Araújo (Samel).
Shows Musicais
Neguim Resenha
Limão com Mel
Banda Arrepio
Sábado (09/09)
18h – Feira de produtos e serviços
20h – Palestra – Impactos sociais e econômicos da produção de melão no semiárido piauiense (Realização: Itaueira Agropecuária)
Shows Musicais
Malas de Ouro
Walkyria Santos
Assisinho.
Fonte: Governo do Piauí.