Ciência e Tecnologia

Jornada científica da Embrapa revela talentos para o agronegócio

As inscrições para participação na IX Jornada Científica, tanto como ouvinte ou apresentação de trabalhos científicos, estão abertas desde o dia 15 de agosto, na página do evento na internet

Caio Medeiros na missão de levar as melhores tecnologias para o agronegócio nos cerrados do Maranhão. – Photo: IHara/Divulgação.

A jornada de iniciação científica da Embrapa Meio-Norte, que em 2023 celebra sua 9ª edição, está marcando um capítulo significativo na história, identificando talentos promissores para o agronegócio brasileiro.

Um exemplo notável dos últimos anos é Caio Silva Medeiros, um engenheiro agrônomo de 29 anos, que atua como executivo na multinacional japonesa Ihara Defensivos Agrícolas. Caio desempenha um papel crucial como administrador técnico de vendas sênior, localizado no município de Balsas, nos cerrados do Maranhão, situado a 810 quilômetros de São Luís.

Medeiros, nascido no município de Passagem Franca, no Maranhão, é formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 2016 e possui um MBA em Gestão do Agronegócio pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) concluído em 2021. Sua trajetória inclui um período de estágio na Embrapa Meio-Norte, onde trabalhou de 2012 a 2016, focando na área de soja e sob a orientação do pesquisador Paulo Fernando Vieira.

Em 2014, durante a Mostra de Iniciação Científica da Unidade, que marcou o início de uma nova relação entre estudantes universitários e a Embrapa no Piauí, ele apresentou o trabalho intitulado “Identificação de novas cultivares de soja na região MATOPIBA” e recebeu reconhecimento, figurando entre os melhores da mostra.

Inscrições

As inscrições para participação na IX Jornada Científica, tanto como ouvinte ou apresentação de trabalhos científicos, estão abertas desde o dia 15 de agosto, na página do evento na internet, no link  https://www.embrapa.br/meio-norte/jornada23 , e vão até a próxima sexta-feira, dia 15 de setembro. Este ano, segundo a primeira da programação, serão realizadas três palestras e duas mesas-redondas, com pesquisadores e professores de projeção nacional, focando a inovação tecnológica e a inteligência artificial


Fonte: Embrapa.