Um ciclone extratropical entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul está previsto para provocar fortes ventos e chuvas intensas na Região Sul do Brasil nos próximos dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As áreas de instabilidade começaram a se formar, e tempestades estão previstas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Há risco de chuva forte, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo.
As tempestades se concentrarão no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e áreas da Região Sudeste no sábado (23), com possibilidade de chuva forte e rajadas de vento acima de 70 km/h.
A formação do ciclone extratropical deve ocorrer no fim do domingo (24/12) e na madrugada de segunda-feira (25/12). O sistema intensificará chuvas, rajadas de vento e queda de granizo em grande parte da Região Sul. Ventos associados ao ciclone podem atingir entre 80 e 100 km/h na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26).
O Inmet recomenda que a população da Região Sul fique atenta às atualizações do tempo e às previsões da Defesa Civil, buscando abrigo seguro em caso de tempestades. Recomenda-se evitar dirigir em condições de chuva forte e vento para garantir a segurança de todos.
Fonte: INMET