No estado do Piauí, o mercado de veículos elétricos tem apresentado um crescimento acelerado, seguindo a tendência mundial por esse tipo de tecnologia. Até março de 2023, houve um aumento significativo da frota, que atingiu 1025 veículos.
De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o número de veículos elétricos no Piauí mais que dobrou desde 2020, saindo de 367 unidades para 947 em 2022.
Segundo dados levantados pela NeoCharge, empresa especializada em recarga elétrica em parceria com a ABVE, Teresina, a capital do Piauí, ocupa a quinta posição em quantidade de carros eletrificados entre as capitais do Nordeste, superando Natal, Aracajú e João Pessoa. Atualmente, a cidade conta com 795 veículos elétricos.
De acordo com Siqueira Neto, gerente comercial da AudiCenter Teresina, essa tendência é impulsionada pelo fato de que possuir um veículo próprio é uma das principais prioridades dos consumidores na capital do estado.
No Piauí, a marca com o maior número de carros elétricos é a Toyota, com 752 veículos vendidos, correspondendo a 73,37% da frota.
O modelo Corolla híbrido lidera o ranking, com 341 carros circulando pelas ruas do estado. Em segundo lugar está a Volvo, com uma participação de 11%.
Siqueira Neto destaca que os carros híbridos têm um potencial de crescimento significativo não apenas no Piauí, mas em todo o Brasil, devido à facilidade de utilizar tanto o motor elétrico quanto o combustível.
Ele comenta que os híbridos terão uma adesão maior no país devido à praticidade, permitindo que as pessoas utilizem o veículo normalmente mesmo em locais onde não há pontos de carregamento, podendo abastecer com gasolina.
Recentemente, foi anunciado que a BYD, líder mundial em carros elétricos, abrirá uma loja no Piauí, evidenciando o destaque do estado na procura por veículos elétricos. A loja será estabelecida pelo Grupo Marmais, uma das principais concessionárias do Ceará.
Também recentemente, a empresa Case IH apresentou um trator 100% Elétrico e com diversas tecnologias de automação para o campo.
Em todo o país, a frota de carros elétricos já ultrapassou a marca de 133.305 unidades vendidas. Na Europa, por exemplo, estima-se que até 2035 todos os carros sejam elétricos.
O estado de São Paulo lidera o ranking com a maior quantidade de veículos, representando 34% do total. No Brasil, 68,87% dos carros elétricos vendidos são do tipo híbrido.
De acordo com a ABVE, no primeiro quadrimestre de 2023, mais de 19 mil veículos elétricos foram comercializados, um aumento de 51% em relação ao mesmo período de 2022.
Os emplacamentos de carros elétricos alcançaram 4.793 unidades em abril, apresentando um crescimento de 53,5% em comparação a abril do ano anterior.
Siqueira Neto afirma que, com o tempo, as pessoas perderão o receio de adquirir carros elétricos, uma tendência observada em todo o mundo devido à preocupação com os recursos escassos.
Fonte: Piauí Negócios.