Chuvas e seca: confira as previsões climáticas para o Brasil nesta semana

Temporais e baixa umidade do ar moldam o clima no Brasil, impactando o agronegócio com chuvas em centros e seca em outras regiões.

chuva forte temporais Brasil
Foto: Pixabay

Esta semana apresenta um cenário climático de contrastes no Brasil. No Sul, o tempo permanecerá firme, mas com manhãs marcadas por sensação de frio, especialmente nas regiões serranas. Paralelamente, a faixa central do país continua em alerta para a ocorrência de temporais, com chuvas moderadas a fortes previstas para áreas do Amazonas, Rondônia e oeste do Acre.

No Nordeste, a Bahia, o sul do Maranhão e do Piauí registrarão pancadas de chuva. Enquanto isso, o interior da região manterá o tempo seco e baixos índices de umidade no ar. Em São Paulo, o dia será de tempo estável, com temperaturas elevadas no interior. Novas instabilidades avançam pelo Sul do país na quarta-feira, trazendo pancadas de chuva em pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Confira a previsão da Climatempo por região:

Previsão para o Brasil

Nesta segunda-feira (10), o sistema de alta pressão associado à massa de ar polar continua influenciando a região Sul, mantendo o tempo estável. No litoral do Paraná e de Santa Catarina, há chance de chuviscos devido ao transporte de umidade vindo do oceano. Nessas áreas, particularmente no leste da região, as temperaturas matinais serão mais baixas, com sensação de frio, inclusive nas regiões serranas. À tarde, as temperaturas apresentarão leve elevação, mas ainda se manterão amenas nessas localidades. No entanto, no oeste das regiões e no noroeste do Paraná, o calor será mais expressivo. No Sudeste, prevê-se chuva fraca no litoral de São Paulo e em pontos isolados do Rio de Janeiro. No Espírito Santo e em boa parte do leste de Minas Gerais, as instabilidades persistem devido à entrada de umidade oceânica. No norte de Minas Gerais, existe a possibilidade de pancadas moderadas a fortes e risco de temporais no oeste e noroeste do estado, influenciados pela umidade atmosférica e pelo deslocamento de uma frente fria no sul da Bahia. Simultaneamente, no sul de Minas e no Triângulo Mineiro, o dia será mais firme, com temperaturas amenas no leste, litoral, sul do estado e Zona da Mata.

No Centro-Oeste, o fluxo de umidade manterá as instabilidades em grande parte de Mato Grosso e Goiás desde as primeiras horas do dia, ganhando intensidade à tarde, com risco de pancadas moderadas a fortes e temporais isolados. Em Mato Grosso do Sul, o tempo permanecerá mais aberto e firme, com chance de chuva apenas no extremo norte, na divisa com Goiás e Mato Grosso, no período da tarde. As temperaturas continuarão elevadas e o clima permanecerá abafado.

No Nordeste, as instabilidades persistem na metade sul da Bahia, com risco de chuvas moderadas a fortes. Também há previsão de pancadas no oeste do estado baiano, além da metade sul do Maranhão e do Piauí. No norte e interior da região, o sol predominará, com baixos índices de umidade do ar em áreas do leste do Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.

Na região Norte, as pancadas continuarão no oeste da região, além do leste e sudeste do Amazonas, metade sul do Pará e Tocantins, ganhando intensidade à tarde e com risco de temporais. Nas demais áreas (Pará, Roraima, Amapá e nordeste do Amazonas) o tempo permanecerá mais aberto e firme, com temperaturas elevadas.

O tempo em São Paulo

As condições meteorológicas tendem a melhorar no estado nesta segunda-feira (10). O dia deverá ser de sol entre nuvens, com chance de chuva fraca apenas no litoral. Na capital, o sol predominante ao longo do dia trará uma mínima de 13 °C e máxima de 23 °C. No interior, as temperaturas ficarão mais elevadas, podendo atingir 33 °C no norte e noroeste paulista. Na quarta-feira (12), o tempo ainda se mostrará firme em boa parte do estado, mas novas instabilidades avançam pelo oeste paulista no fim da tarde, provocando pancadas de chuva com trovoadas. A capital registrará mínima de 14 °C e máxima de 30 °C. Já na quinta-feira, as instabilidades se espalharão, atingindo o norte, sul e interior de forma moderada, enquanto o restante do estado deverá apresentar tempo firme.

Região Sul

Na terça-feira (11), o tempo permanecerá firme, com sol entre nuvens. No litoral e interior do Rio Grande do Sul, há possibilidade de chuva fraca e isolada. Na quarta, uma nova frente fria avançará, provocando pancadas de chuva no sul, sudoeste e litoral gaúcho, além de Santa Catarina e oeste do Paraná, com risco de temporais. Já na quinta-feira (13), o tempo voltará a firmar no Rio Grande do Sul, enquanto em Santa Catarina e Paraná ainda poderá ocorrer chuva de forma isolada.

Região Sudeste

Na terça-feira (11), o tempo seguirá firme em São Paulo, com chuva isolada apenas no litoral. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, há possibilidade de pancadas rápidas. No norte e noroeste mineiro, as chuvas poderão ser mais intensas. Novas instabilidades atingirão o oeste paulista e o Triângulo Mineiro na quarta-feira (12), provocando pancadas moderadas a fortes. Na quinta, as chuvas ganharão força na faixa oeste e sul de São Paulo, e o tempo se manterá mais aberto no restante da região.

Temporais na região Centro-Oeste

Na terça (11), as instabilidades persistirão em Mato Grosso e Goiás, com risco de temporais à tarde. Em Mato Grosso do Sul, o tempo ficará firme. Na quarta, novas áreas de chuva se formarão, com pancadas fortes e risco de tempestades localizadas, especialmente em Mato Grosso do Sul. As chuvas diminuirão em Mato Grosso na quinta-feira (12), mas ainda ocorrerão de forma intensa no sul de Goiás e oeste sul-mato-grossense.

Umidade do ar segue baixa no Nordeste

A região Nordeste pode esperar, nesta terça-feira (11), chuvas concentradas entre Ilhéus e Salvador, com pancadas moderadas e isoladas no interior. A umidade do ar continuará baixa em áreas do sertão. Na quarta, as instabilidades avançarão pelo litoral da Bahia, entre Salvador e o litoral norte, provocando pancadas mais fortes. Na quinta (13), as chuvas permanecerão isoladas no interior do Maranhão e oeste baiano, enquanto o tempo seco predominará nas demais áreas.

Norte

Há chance de chuva em grande parte do Amazonas, Acre, Rondônia e centro-sul do Pará, com pancadas fortes em alguns pontos, nesta terça-feira (11). Na quarta (12), as chuvas diminuirão, mas permanecerão em Rondônia, Roraima e Acre. No estado do Pará, há risco de temporais no oeste do estado. Na quinta-feira (12), as instabilidades perderão força, e o tempo firme predominará em boa parte do Pará, Tocantins e Amapá, com calor e abafamento.

Fonte: Canal Rural.