
Uma frente fria avança pelo país nesta semana e deve provocar chuvas volumosas e persistentes em boa parte do Centro-Sul do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O sistema deve favorecer acumulados superiores a 200 milímetros em áreas de São Paulo e Rio de Janeiro, além de temporais no Sul e Centro-Oeste.
Enquanto isso, o Nordeste segue com tempo seco e baixa umidade, e o Norte terá chuvas concentradas especialmente no Amazonas.
Frente fria intensifica chuvas no Sudeste e no Sul
De acordo com o Inmet, a atuação da frente fria e de sistemas frontais associados vai garantir uma semana de chuva intensa em grande parte do Sudeste e do Sul.
Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro podem registrar acumulados entre 150 e 200 mm, com risco de alagamentos, deslizamentos e transtornos urbanos.
No Sul, as precipitações devem ocorrer em duas etapas, até o dia 4 de novembro, de forma mais isolada, e depois, entre os dias 6 e 7, com a chegada de um novo sistema frontal que traz volumes entre 100 e 150 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Centro-Oeste também terá pancadas fortes
A instabilidade provocada pela frente fria deve alcançar o Centro-Oeste, especialmente Goiás e o Distrito Federal, com chuvas acima de 150 mm em alguns pontos.
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a chuva será bem distribuída, com pancadas fortes em áreas isoladas. A umidade relativa do ar deve se manter acima de 50% em quase toda a região.
Norte e Nordeste terão comportamentos opostos
Na Região Norte, as áreas de instabilidade favorecem chuvas volumosas no Amazonas, com acumulados que podem superar 150 mm, enquanto Amapá, norte do Tocantins e norte e leste do Pará terão pouca chuva, inferior a 10 mm.
Já no Nordeste, a previsão é de tempo seco em praticamente toda a região. Somente o sul e oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão podem registrar pancadas isoladas, com acumulados próximos de 80 mm no sudoeste baiano.
Os índices de umidade relativa do ar permanecem baixos, podendo cair abaixo de 20% no interior da Bahia e do Piauí.
Temperaturas variam com a passagem do sistema
Com a influência da frente fria, as temperaturas devem cair no Sul e Sudeste a partir da segunda metade da semana, após um breve período de calor. No Centro-Oeste, o aumento da nebulosidade mantém o tempo abafado, mas com trégua do calor extremo.
Fonte: Canal Rural.








