A participação das comunidades quilombolas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está em ascensão, com mais de 190 projetos contratados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com recursos de cerca de R$ 41 milhões do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), esses projetos envolvem quase 3 mil famílias quilombolas em 15 estados brasileiros.
O PAA, na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), apoia os agricultores familiares ao adquirir seus produtos e destiná-los à doação à rede socioassistencial. Essa modalidade também permite a doação de sementes para grupos específicos.
Recentemente, o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, participou de um evento de entrega de 15 mil quilos de sementes crioulas de milho e feijão para a Comunidade Kalunga, composta por quatro grupos de quilombolas em Cavalcante/GO, como parte de um projeto do PAA/CDS. O evento contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Superintendência Regional da Conab em Goiás.
Fonte: Conab