Desenvolvimento

Ministros Fávaro e Waldez avançam em projetos agrícolas para combater desigualdades sociais

Com foco nas regiões da Baixada Cuiabana, Pantanal e Araguaia, a proposta destaca os sistemas agroflorestais para irrigação e produção alimentar.

Ministros Fávaro e Waldez avançam em projetos da agricultura para combater as desigualdades sociais

Os Ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estiveram reunidos nesta quinta-feira (07/03) para abordar projetos conjuntos de irrigação e integração das rotas de produção agrícola em Mato Grosso.

Com foco nas regiões da Baixada Cuiabana, Pantanal e Araguaia, a proposta destaca os sistemas agroflorestais para irrigação e produção alimentar. O plano também envolve a recuperação das bacias do Pantanal, integrada ao projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para complementar as propostas discutidas durante o encontro.

Carlos Fávaro destacou a determinação do presidente Lula para integrar o projeto do BID Pantanal ao sistema de arranjos produtivos. O Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional ressaltou a integração das equipes dos ministérios para tornar essas iniciativas uma realidade em Mato Grosso.

Os projetos, alinhados com as recomendações do presidente, visam trabalhar nas regiões com maior necessidade de políticas públicas para reduzir as desigualdades.

Outra proposta de Fávaro inclui o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, que busca padronizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, fortalecendo a agricultura familiar.


Fonte: MAPA