A Syngenta anunciou o fechamento de cerca de dez lojas da Atua Agro no Paraná e no Rio Grande do Sul, em um movimento para otimizar sua eficiência operacional.
A Atua Agro, marca própria da Syngenta lançada em 2019, enfrentou dificuldades em meio a um cenário de estoques elevados de defensivos agrícolas, demanda fraca dos agricultores e queda nos preços dos grãos.
A decisão de fechar as lojas da Atua Agro foi motivada pela necessidade de concentrar operações em unidades com maior potencial de retorno. Este ajuste também resultou em demissões, afetando a matriz em Londrina e direcionando o foco para Cornélio Procópio.
A Syngenta, controlada pela estatal chinesa ChemChina, confirmou o fechamento das lojas no Sul do Brasil.
A empresa destacou que essas revendas eram de menor porte e que a reestruturação permitirá um melhor atendimento aos clientes. A empresa também planeja abrir mais lojas das outras marcas no Centro-Oeste.
“A descontinuidade de algumas lojas da Atua Agro, com a manutenção das que seguem abertas, permite que atendamos nossos clientes com a qualidade e proximidade desejadas, fortalecendo a presença de nossa equipe técnica de campo e garantindo uma logística eficiente,” afirmou a Syngenta em nota.
Antes do fechamento das lojas na região Sul, a Atua Agro possuía cerca de 44 lojas no Brasil.
Além da Atua Agro, a Syngenta detém outras três marcas: Jangada, Dipagro e Agrocerrado. Essas quatro bandeiras compõem a Synap, plataforma que integra os negócios da Syngenta na distribuição de insumos, totalizando mais de 70 lojas. No Brasil, a Synap é liderada por Ricardo Perez, que se reporta a André Savino.
Recentemente, a Syngenta anunciou a aquisição da Produtécnica, uma rede de seis revendas com presença nos Estados do Tocantins, Maranhão e Piauí. A transação, que ainda aguarda aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), expandirá a atuação da Syngenta para todas as regiões brasileiras.
Abaixo, confira a nota da Syngenta:
“A Syngenta e sua Plataforma Comercial Synap estão em constante evolução no que se refere à eficiência operacional em sua atuação no varejo, avaliando se as operações e estruturas estão adequadas e alinhadas ao melhor atendimento de seus clientes e à captura de melhores oportunidades de negócio. Com foco no ganho de eficiência em algumas áreas como planejamento e logística, identificamos a necessidade de abertura de novas lojas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e do fechamento de algumas lojas menores no Paraná e Rio Grande do Sul.
A decisão da descontinuidade de algumas lojas da bandeira Atua Agro, considerando que as que seguem abertas podem atender nossos clientes com a qualidade e proximidade desejadas, fortalece a presença de nossa equipe técnica de campo para atendimento aos agricultores das regiões, tendo uma logística eficiente como suporte.
Além das quatro bandeiras já consolidadas, comunicamos recentemente a aquisição da Produtécnica, ainda em aprovação pelo Cade, o que trará ganhos ainda maiores em planejamento e logística.
A estratégia se mostra cada vez mais vencedora, e seguimos atentos a todas as oportunidades em busca da eficiência operacional e estratégicas que viabilizem a contínua jornada de crescimento de nossa Plataforma Comercial Synap e das marcas que dela fazem parte.
Da mesma forma, mantemos nossos esforços direcionados ao fortalecimento da parceria com nossa rede de distribuição e cooperativas, junto às quais seguimos cada vez mais próximos.”